sexta-feira, 2 de maio de 2008

120 anos da Lei Áurea



Hoje é um dia muito importante para todo o Brasil, hoje dia 13 de maio faz 120 anos da lei Áurea, assinada pela princesa Isabel em 13/05/1888. Que boazinha, que caridosa essa Isabel não é?
NÃO
Definitivamente não, a Isabel só fez algo que ja estava para acontecer na marra, negros faziam cada vez mais rebeliões, quilombos, ataques as grandes fazendas e sem falar que o movimento abolissionista não só no Brasil como no mundo, já era muito forte, pois o Brasil era o unco país que ainda tinha o trabalho escravo.
O que essa dita "princesa" fez não foi um presente dado ao povo e sim uma OBRIGAÇÃO feita por ela que ja deveria ter sido feita muito antes, ou melhor que não deveria ter nem acontecido a escravidão, mais é foda a escravidão acontece desde que o ser-humano existe ATÉ HOJE. É muito facíl o governante fazer o bem quando todos já querem o bem, mas quero ver fazer o bem quando o povo ainda quer o mal, como é o caso do Imperio do Brasil, por que que não assinaram a libertação dos escravos, a lei Áurea, no auge da escravidão? Porque isso ainda era conveniente a eles enquanto os negros ainda estavam quietos, eles não estavam preocupados com os negros, se não ao abolir a escravidão os davam moradia, davam o que comer e indenização que seria o mais certo, mas estavam sim preocupados com os senhores de engenho que poderiam ser mortos ou ter o seu patrimonio perdido pelos negros revoltosos! Assinaram a lei Áurea também para embranquecer o Brasil, libertando os negros não preceisariam mais deles, e convocavam emigrantes de diversas partes do mundo, da europa princpalmente. Eu ouvi dizer ai que a Isabel escreveu uma carta para dar indenização aos ex escravos, mas que deram um sumisso nessa carta e tudo ficou na mesma, não acredito nisso não, escrevesse novamente se a vontade fosse essa, escrevesse 100 vezes a mais se tivesse mesmo vontade de ajudar os negros, e na posição dela isso não era nada difícil.
Zumbi sim é o grande simbolo da luta da libertação dos escravos, que morreu por eles, e não a Isabel que apenas assinou um papel, sem ter feito nada pelo povo negro, e sim apenas sendo conivente, estando ali no posto que tinha sendo filha do D Pedro II, princesa, não fez absolutamente nada o que poderia fazer pelos negros.

Repito que os negros não tiveram nenhum respaudo, apenas abriam as portas das senzala e falavam: Sai! e ai? eles iam pra aonde ? irião se alimentar do que ? muitos morreram de fome, viravam moradores de rua ou iam roubar. E a partir desse momento achando que estariam resolvendo um problema criaram muitos outros: o da fome, moradia, crimes, desigualdade social, os quilombos virariam favelas e o salario para um trabalhador negro era e muitas vezes hoje em dia é miseravel.
Não que eu esteja falando para que se odeie a Isabel e todos que sempre levaram a frente a escravidão, pelo contrario, o caminho é o perdão, que é muito digno!


Mas é isso ai rapaziada, e a nossa conduta, tem que ser firme se quiser que as coisas melhorem, não julgue ninguém pela sua cor, não odeie o seu próximo e principalmente não se intregue ao sistema eles querem isso, faça a sua, não pense pela cabeça dos outros, nade contra a maré, ajude o seu próximo que um dia você pode precisar de ajuda!

Tem uma música muito boa, que fala sobre a favela, a consequência de tudo isso que ocorreu, que tem haver com o assunto, é a "Antigamente quilombo-hoje periferia" do grupo Z'Africa Brasil, segue o download dessa música:
Eu como capoeirista, conheço uma música de capoeira que fala muito bem disso, vou colocar a letra da música "Dona Isabel" do Mestre Toni Vargas.



Código penal da republica dos estados unidos do Brasil,
Decreto número 847 de 11 de outubro de 1890
capitulo 13: os vadios de capoeira artigo 402:
Fazer nas ruas e praças publicas exercícios de agilidade
e destreza corporal, conhecido pela denominação capoeiragem
andar em correrias com armas e estrumentos capazes de
produzir lesão corporal provocando tumulto ou desordem
ameaçando pessoa certa ou incerta ou imputindo temor
o e algum mal.
Pena de prisão celular de 2 a 6 mêses paragrafo unico:
Considerada a sircustancia agravante pertencendo o capoeira
a algum bando ou mal, aos chefes e cabeças se imporar pena em dobro!

Dona Isabel que história é essa de ter feito abolição
De ser princesa boazinha que libertou a escravidão
To cansado de conversa, to cansado de ilusão
Abolição se fez com sangue que inundava este país
Que o negro transformou em luta cansado de ser infeliz
Abolição se fez bem antes e ainda há por se fazer agora
Com a verdade da favela e não com a mentira da escola
dona Isabel chegou a hora de se acabar com essa maldade
De se ensinar aos nossos filhos, o quanto custa a liberdade
Viva Zumbi nosso rei negro que fez-se herói lá em Palmares
Viva a cultura desse povo a liberdade verdadeira
Que já corria nos Quilombos e já jogava capoeira
Iê viva Zumbi...

Isso ai rapaziada sempre lutando a favor da igualdade com muita PAZ!

Nenhum comentário: